quinta-feira, 17 de março de 2011

Descartes v.s David Hume

- Dá aí o tom à cerca do gajo que questionava a existência das coisas quando fechamos os olhos.
(15min depois de muita conversa)
- Obe lá ANDA POSTAR SOBRE PISTACHO (acho que não é assim que se escreve)
- Passaste de querer postar sobre um filósofo importantíssimo para uma posta sobre pistacho.

Segundo David Hume "Suponha que perante si está uma caneta (...) Imagine que fecha os olhos e deixa de pegar na caneta. Tem agora, segundo Hume, a ideia da caneta. Será essa ideia suficiente para confirmar que a caneta continua a existir?" David diz que não.
SERÁ QUE DAVID HUME CURTIA PISTACHOS? Será que quando os comia não pestanejava com medo que desaparecessem? Será que dormimos no limbo e não na nossa cama/quarto? (menos as pessoas que dormem de olhos abertos.)
Não sei, mas quando a stora me perguntar se fiz os tpc's vou dizer que não. Não a vi durante dias, fiquei na duvida da sua existência.
Já Descartes, o espertalhão do "eu penso, logo existo", dizia que à mínima incerteza sobre algum conhecimento, era porque este estava errado e teria de submetê-lo à dúvida.
Quando a professora me perguntar porque deixei o teste em branco vou dizer que tive pequenas dúvidas em cada questão e que como não tive tempo de levar o conhecimento à derradeira prova, deixei mucho por fazer. Ou quando ela nos perguntar se nos autorizou a rir eu fecho os olhos e se ela ralhar digo que ela deixou de existir logo não tenho culpa de não ouvir/obedecer a malta inexistente. Não estou para aturar malta que nem sequer existe.

E quando fecho os olhos, é quando entro na falácia do falso dilema: Não existo nem eu nem o mundo, no entanto se penso, logo existo.

6 comentários:

  1. muito bom mesmo mas quando alguem é violado e se esse mesmo alguem fechar os olhos, será que esta a ser mesmo violada?

    ResponderEliminar
  2. dos melhores, sem dúvida!

    ResponderEliminar
  3. "ANTI-TOP SECRET disse...
    muito bom mesmo mas quando alguem é violado e se esse mesmo alguem fechar os olhos, será que esta a ser mesmo violada?"

    disse tudo, acho que o david hume gostava de ser violado

    ResponderEliminar