sábado, 29 de janeiro de 2011

clíturis

Já te aconteceu estares a tomar o teu banho, a pensar nas tuas coisas e passado meia hora com a água ligada apercebes-te que ainda não começaste a lavar-te? A mim nunca, é por isso que hoje vou falar do clíturis.
Sim, clíturis. Foi assim que uma aluna, que foi dar uma aula de educação sexual à nossa turma, denominou o clitóris. De início pensei "enganou-se, acontece com o nervosismo", mas depois de o dizer repetidas vezes e com a palavra escrita à sua frente, comecei a duvidar.
É um crime transformar o clitóris num clíturis. Se não tivesse um acento espatifado em cima do "o" eu até entendia, mas não, o que isto é, é um atentado à moral do clitóris. É estar a desrespeitar o clitóris, que coitado, nunca lhe fez mal nenhum e provavelmente nem tem conhecimento do ultraje de que está a ser alvo nas suas próprias costas.
Foi então que alguém me informou que lhe tinham dito que se podia dizer clíturis. Claro que se pode, mas as pessoas que o dizem são as mesmas que dizem ecunumia, álibi e inclusíver.

2 comentários:

  1. Está correcto. Até porque o acento no 'i' está lá para alguma coisa. Neste caso ela foi a inteligente que passou por ignorante. Clítoris não leva acento no 'o', mas sim no 'i'. Aprende-se isso em ciências no 9º ano.

    ResponderEliminar
  2. Pode-se escrever de ambas as maneiras, clítoris ou clitóris.
    Passo a citar: "Foi então que alguém me informou que lhe tinham dito que se podia dizer clíturis."
    Só que é uma palavra extremamente engraçada.
    cumps.

    ResponderEliminar